sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Mistura de X-Men e Auto-ajuda barata


A Record está conseguindo tirar do SBT o posto de vice-campeã que ostentou muitos anos e um dos principais motivos foi a qualidade que suas novelas passaram a ter depois do sucesso do remake de "A Escrava Isaura". Depois de "Vidas opostas", que chegou a dar picos de 20 pontos, a Record inova com "Caminhos do coração", que pode ser analisada por dois lados.
O primeiro é o inovador. Como novela é quase sempre um festival de mesmices onde tem a mocinha, o herói, a vilã que quer o herói, o bobão que gosta da mocinha sem ser correspondido, etc..., é de se louvar quando alguém vem com um tema diferente. Poucas novelas soberam ousar em suas propostas (como por exemplo "Vale tudo", "Que Rei sou eu", "Pantanal"...)e essa pega carona na onda mutante de "Heroes" e "X-Men", batida pra quem curte quadrinhos e séries, mas inédita para apreciadores de novelas. Os efeitos não são uma Brastemp mas estãp mais bem feitos do que qualquer coisa que se viu no gênero até hoje (alguém viu a cena da menina voando? - plasticamente linda).
Porém, e há sempre o porém, tudo vai por água abaixo com o segundo lado. O autor é Tiago Santiago. Só quem viu "Prova de amor" sabe do que estou falando. Nunca houve alguém que enrolasse tanto pra escrever na história das novelas. É um tal de dez minutos de falatório para divagar sobre o descaso das pessoas de hoje com o circo, mil pessoas pra explicar porque acontece cada coisa, vinte minutos pra falar de como é a vida de uma borboleta... Até mesmo uma cena de ação onde um bandido corre atrás de uma menina e o pai vai no encalço do dito cujo pode durar dois cápitulos inteiros. Haja paciência!
Apesar disso, "Caminhos do coração" vem marcado números expresivos para a Record, algo em torno de 14 pontos no primeiro mês de exibição ("Vidas opostas" alcançava 11 no mesmo período)e consolidando a dramaturgia da casa. É uma pena, porém, que o melhor texto já exibido no canal desde a "retomada", a tocante "Essas mulheres", de Marcílio Moraes foi a mais fraca de audiência das exibidas e atualmente em reprise, marca o quinto lugar no horário, com apenas 2 pontos de média...

Nenhum comentário: