segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

OSCAR 2009






O OScar está próximo. A cerimônia acontece dia 22 de fevereiro, para o azar dos cinéfilos brasileiros, mesmo dia do desfile das Escolas de samba, em pleno domingo de carnaval. Ou seja, quem não tiver TV por assinatura, vai dançar e só saber dos resultados pela Internet ou no dia seguinte. Mas será que vale a pena ficar acordado? Eu me pergunto isso todo ano quando já é pra lá de duas da manhã e me lembro que tenho que acordar cedo no dia seguinte (no caso, no mesmo dia). Sempre me bate uma depressão. Pô, os caras tão lá do outro lado do mundo, os resultados não vão mudar em nada minha vida e nem influenciar o meu próprio gosto. POrque esse sacríficio? O fato é que tornou-se um vício. Quando você sabe que é idiota, mas não larga.
Esse ano, pelo menos, os filmes me agradam mais que o ano passado. Apesar da burrice (polêmica?) da não inclusão de "Batman - O Cavaleiro das Trevas" nas categorias de filme e diretor. O Oscar não pode perder sua aura de sério, afinal. Premiar um filme baseado em quadrinhos? Nunca! Eles esquecem que nos últimos anos tem sido esses filmes (X-Men, Homem Aranha, Batman...) que tem ajudado a acarregar a industria nas costas - Os astros parecem não ter mais esse poder. Mesmo assim, o filme de Christopher Nolan está bem representado em oito categorias e deve ganhar vários.
Agora vamos aos meus comentários sobre as principais categorias...

FILME

"O Curioso caso de Benjamin Button" lidera a lista de indicações (são treze) e tem uma puta cara de Oscar, o que nos leva a uma grande dúvida. "Quem quer ser um milionário?" é o preferido da crítica, mas seria muito ousado esteticamente para a academia? O prêmio fica com um desses dois, dependendo do humor dos votantes. Se estiverem fazendo a linha mais "tradicional", o primeiro (que é mesmo um lindo filme), se ousarem um pouco, o segundo. Apesar disso, parece que "Frost/Nixon" é um filmaço e não seria de todo surpresa se acabasse roubando a festa. "Milk" e "O Leitor", apesar de bons, não tem chances.
Minha aposta: "O Curioso caso de Benjamin Button"

O INJUSTIÇADO: "Foi apenas um sonho", de Sam Mendes. Uma história tocante, sobre como a vida se perde no meio dos nossos sonhos. Merecia estar entre os cinco.

DIRETOR

Danny Boyle é o preferido. Seu "QUem quer ser um milionário" é ágil, belo visualmente e conta direitinho a história. Assim como na categoria Filme, sua pedra no sapato pode ser David Fincher, com "O Curioso caso de Benjamim Button", no caso, um diretor brilhante que já realizou grandes trabalhos e merecia uma estatueta no que seria o auge de sua maturidade.. Os outros concorrentes, Stephen Daldry (O Leitor), Gus Van Sant (Milk) e Ron Howard (Frost/Nixon), todos ótimos, não levam dessa vez.
Minha aposta: Danny Boyle

O INJUSTIÇADO: Christopher Nolan não ser indicado pelo belo trabalho em "Batman - O cavaleiro das Trevas" é quase um sacrilégio.

ATOR

Talvez a categoria mais díficil da noite. Aqui tem Mickey Rourke("O Lutador"), do jeito que a Academia gosta, em clima de ressurreição artística e sendo premiado em vários lugares. Se a noite consagrar "O Curioso caso de Benjamin Button", porém, é quase certo que Brad Pitt vá junto na leva e fature o primeiro Oscar de sua carreira. E ainda Sean Penn, esplêndido em "Milk" e os sempre competentes Frank Langella (Frost/Nixon) e Richard Jenkis (Aprendendo a viver).
Minha aposta: Brad Pitt

O INJUSTIÇADO: Leonardo DiCaprio. Sempre dono de grandes interpretações, o ator tem menos indicações do que deveria em sua carreira. E ele merecia por "Foi apenas um sonho".

ATRIZ

Kate Winslet em sua sexta indicação (por "O Leitor") em 15 anos de carreira merece o prêmio por toda sua excelência artística: É uma das grandes atrizes do cinema. Como esse ano teve duas interpretações magistrais (também brilhou em "Foi apenas um sonho") e já levou dois globos de ouro, é a grande favorita da noite. Mas nunca subestimem Meryl Streep, a grande atriz americana, 15 indicações, e uma interpretação de tirar o fôlego em "Dúvida". Anne Hathaway andou muito cotada também, com vários prêmios por "O casamento de Rachel", mas sua bola caiu um pouco depois do Globo de Ouro. Por fora, correm Melissa Leo (Rio congelado) e Angelina Jolie (A Troca), mas sem grandes chances.
Minha aposta: Kate Winslet

A INJUSTIÇADA: Sally Hawkins (Simplesmente feliz) ganhou o Globo de Ouro como atriz de comédia e merecia estar aqui. Mais uma prova que a Academia não é muito chegada a risos...

ATOR COADJUVANTE

Aqui não tem quem dê jeito: Muito merecidamente, o Oscar já é de Heath Ledger, que roubou o ano de forma descarada, como só o seu Coringa saberia fazer. Muito se especula sobre sua interpretação não fazer tanto sucesso se ele estivesse vivo, mas só quem não viu o filme pode falar tamanha asneira. Pena Robert Downey Jr. estar concorrendo no mesmo ano por "Trovão Tropical", pois sua interpretação é magnifica no filme, mas Heath está insuperável. No mais, temos o sempre brilhante Philip Seymour Hoffman (Dúvida), Josh Brolin (Milk), que já deveria ter sido indicado desde o ano passado com "Onde os fracos não tem vez" e o novato Michael Shannon ("Foi apenas um sonho").
Minha aposta: Heath Ledger

O INJUSTIÇADO: O jovem ator James Franco tem uma interpretação delicada e comovente em "Milk" e merecia ficar entre os finalistas.

ATRIZ COADJUVANTE

Como Kate Winslet acabou na categoria principal por "O Leitor", o prêmio deve ficar com Penelope Cruz (Vicky Cristina Barcelona) que era a mais cotada desde o Globo de OUro. Mas não subestimem o poder de Marisa Tomei (O Lutador), que já surpreendeu uma vez (Lembram de "Meu primo Vinny"?), a dupla indicação de "Duvida" para Amy Adams e Viola Davis e até mesmo, assim como Brad Pitt, se rolar uma super premiação para "Benjamin Button", der Taraji P. Henson.
Minha aposta: Penelope Cruz

A INJUSTIÇADA: A lista aqui está certinha, as atrizes que mereciam estão todas aqui, mas pra não perder o costume, bem que podia rolar uma indicaçãozinha pra nossa Sandra Corveloni (Linha de passe), né? Afinal, ela derrotou Angelina Jolie e todas as outras atrizes em Cannes e daria até um ar cult à premiação... Sonhar não custa nada.

Minhas outras apostas:

ROTEIRO ADAPTADO: O Curioso Caso de Benjamin Button
ROTEIRO ORIGINAL: Wall-E
FILME ESTRANGEIRO: Valsa com Bashir
ANIMAÇÃO: Wall-E
FOTOGRAFIA: Batman - O Cavaleiro das Trevas
MONTAGEM: Quem quer ser um milionário?
DIREÇÃO DE ARTE: O Curioso caso de Benjamin Button
FIGURINO: A Duquesa
TRILHA SONORA: Wall-e
CANÇÃO: "Down to Earth" - Wall-E
MAQUIAGEM: O Curioso caso de Benjamin Button
EDIÇAO DE SOM: Batman - O Cavaleiro das Trevas
MIXAGEM DE SOM: Batman - O Cavaleiro das Trevas
EFEITOS VISUAIS: BAtman - O Cavaleiro das Trevas
DOCUMENTÁRIO: Man on Wire

Nenhum comentário: