quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

MELHORES DE 2009






Depois de um longo e tenebroso inverno por vários fatores (faculdade, relacionamento, minhas "produções trash" kkk) volto ao blog e prometo revitaliza-lo em 2010. Pra começar bem o ano e não fugir do lugar comum nada melhor do que fazer a tradicional lista com meus filmes favoritos que estrearam em 2009 no Brasil... Mais uma vez lembrando que listas são pessoais e todos tem direito de discordar e quem sabe fazer sua própria e mandar pra mim?Abraços a todos!

10) DIVÃ
Apesar das boas bilheterias alcançadas, o ano foi fraco para o cinema nacional em relação a bons filmes. Por isso destaco essa comédia despretensiosa, comandada pelo talento inquestoinável de Lilia Cabral (e da coadjuvante Alexandra Richter, ótima) e com um roteiro bem divertido.

9) O EXTERMINADOR DO FUTURO 4 - A SALVAÇÃO
A excelente série ganha um capitulo que aguenta a responsabilidade, fugindo do lugar comum (exterminador volta ao passado e blá blá blá), com empolgante ação, ótima presença do promissor Sam Worthington e história que respeita a mitologia da trama.

8) MILK
História do politico Harvey Milk, com arrebatadora interpretação de Sean Penn (Oscar de melhor ator) e comovente libelo contra o preconceito. Um filme de arrepiar!

7) DEIXA ELA ENTRAR
Tenso, perturbador, angustiante, o filme vem recebendo elogios em todo o mundo e foi eleito o filme mais assustador da década. O mais impressionante é que apesar de ser um filme de vampiros, é um drama sobre a solidão. As crianças protagonistas estão espetaculares.

6) FOI APENAS UM SONHO
Meus atores favoritos, Leonardo Di Caprio e Kate Winslet, estão pra variar maravilhosos e o roteiro é daqueles de deixar a garganta seca. O que fazer quando um relacionamento antes feliz e cheio de planos chega a um ponto que não tem mais como sair do lugar? Não indicado para casaizinhos recentemente apaixonados...

5) AVATAR
James Cameron de volta ao seu mundo de fantasia, do jeito que só ele sabe fazer: Não menos que espetacular. Como todos seus filmes, é revolucionário, tecnologicamente perfeito e tal... Mas tem o fator básico: Emoção.

4) QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
Muitos amam e muitos odeiam esse filme. Eu me enquadro na primeira categoria. Em tempos que o cinema tornou-se tão cínico, nada melhor que ver uma história que tinha tudo pra dar errado virar uma fábula mágica e com final feliz, sem resvalar na pieguice.

3) (500) DIAS COM ELA
O filme romântico do ano surpreendentemente já avisa no início: Essa não é uma história de amor. E não é mesmo, porque passamos o filme sofrendo com o protagonista (Joseph Gordon Levitt, perfeito) sendo maltratado pela fria Zoey Deschanel, pra só no final perceber o óbvio: Não é ela que é ruim, simplesmente... ele não era o cara. Lindo.

2) BASTARDOS INGLÓRIOS
O roteiro do ano. Tarantino volta com sua geléia pop, falas afiadas, ótima interpretação de atores e lógica toda própria. Pra que verossimilhança se estamos diante da magia do cinema? Cristoph Waltz, de quebra, ainda entrega a interpretação masculina do ano.

1) UP - ALTAS AVENTURAS
E o melhor filme do ano é uma animação! Em se tratando da Pixar, isso nem pode ser considerado surpresa. Aqui tudo funciona: A empolgante aventura, a deliciosa comédia, o emocionante drama. Um filmaço, belo e colorido, mas ao mesmo tempo doce, sensível e extremamente triste.

Um comentário:

esdras b disse...

Ufa!!! Até q enfim de volta. Vc não sabe como é bom ler novamente suas resenhas após tanto tempo de afastamento. Cá entre nós, acompanho vários blogs, mas o seu é um dos meus preferidos, que preza sempre pela qualidade. Uma qualidade atrelada a simplicidade de quem escreve sobre algo de que ama sem firulas e sem tentar parecer um crítico de cinema cheio de opiniões metida à besta.

Esse ano pra mim ñ foi um ano em q assisti todos os filmes q queria infelizmente. Entre os que vc citou, queria mto e ainda quero assistir a DEIXE ELA ENTRAR; 500 DIAS COM ELA e AVATAR, tbm fiquei me devendo ABRAÇOS PARTIDOS; JULIE E JULIA; À DERIVA; SE NADA MAIS DER CERTO; VERÔNIKA DECIDE MORRER e COCO ANTES DE CHANEL.

Sobre QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO, o motivo do meu desagrado com o filme, foi o fato de todo o alarde feito em torno dele e de ter sido premiado o grande vencedor do Oscar 2009, com isso fui assisti-lo com grande expectativa, à espera de um filme fabuloso, excepcional e ele me pareceu simples demais. Sem contar que meu favorito este ano será sempre FOI APENAS UM SONHO, q deveria ter ganhado, mas nem sequer concorreu, então achei q MILK deveria ser o grande vencedor.
Enfim, são apenas conjecturações, o importante mesmo é q 2010 chegue com tudo repleto de ótimas produções, pra q a gente continue se deleitando como bons cinéfilos q somos. E que vc esteja mais inspirado e afiado do q nunca e se vc assistir um dos filme q citei antes de mim corre aqui e conta tudo pra me deixar com mais água na boca.

Abços querido, um ótimo ano novo e obrigado por voltar!!!