quarta-feira, 20 de maio de 2009

BONS VENTOS PARA O CINEMA NACIONAL EM 2009


Ao contrário de 2008, quando o cinema nacional amargou uma das piores bilheterias desde sua retomada e o único filme a alcançar mais de um milhão de espectadores foi "Meu Nome não é Johnny" (fez cerca de 2,2 milhões), sendo seguido bem de longe por outros filmes que muita gente apostava, mas que tiveram resultados abaixo do esperado em se tratando de venda de ingressos ("Romance", "A mulher do meu amigo", "A guerra dos Rocha", "Encarnação do demônio" e outros), o ano de 2009 vem garatindo boas surpresas para alívio geral dos investidores, produtores e exibidores de filmes brasileiros.
Pra começar, "Se eu fosse você 2", sozinho, vendeu quase o número total de ingressos vendidos por todos os filmes brasileiros do ano passado. Sò agora saindo de cartaz, ele chegou a inacreditável marca de 6.100.000 de espectadores, tornando-se o maior público entre os filmes da chamada retomada do cinema nacional (iniciada em 1994), além de um dos maiores públicos de filme brasileiro de todos os tempos. Na cola, tivemos um sucesso mediano, mas digno de nota, com "O menino da porteira", que acumulou cerca de 650.000 espectadores. No momento, quem está bombando é a comédia "Divã" (imperdivel!), que com apenas 5 semanas em cartaz, continua entre os 5 mais vistos, com mais de 1.350.000 espectadores, e deve chegar fácil aos 2 milhões. Até mesmo os documentários tem atraído maior interesse e o recente "Simonal - ninguém sabe o duro que eu dei" conseguiu estrear como o décimo filme mais visto da semana (fato raro para um documentário), tendo atraído mais de 10 mil espectadores apenas no fim de semana de estréia.
E o futuro parece promissor, se não pelo lado artístico, pelo menos em termos de bilheteria. O trailer de "A mulher invisivel" tem arrancado gargalhadas nas sessões de "Divã", traz uma história engraçada, um ator chamariz de bilheteria (Selton Mello) e uma beldade seminua (Luana Piovane). Selton Mello também está em "Jean Charles", filme com tema polêmico sobre brasileiro assassinado no exterior e que já repercute bem na imprensa. O filme"Os normais 2" é outro filme que tem tudo pra repetir o sucesso do primeiro (cerca de 3 milhões de espectadores) e matar a saudade dos fãs das loucuras de Rui e Vani (isso me inclui). Pra finalizar, dois documentários que também devem fazer barulho: "Garapa" de José Padilha (Tropa de elite) vem recebendo comentários super elogiosos dos críticos e estréia ainda esse mês e principamente "Alô, alô, Teresinha", que mostra momentos inesquecíveis do Velho Guerreiro. Esse até eu quero ver!
Mas também estou apostando/torcendo pelo sucesso comercial e artístico de "Do começo ao fim", "Budapeste" e "A festa da menina morta", .

4 comentários:

João disse...

Obrigado pela visita, curti mto seu blog tbm!!! Excelentes informações para quem curte filmes!!!!

O amor e etc. disse...

Eu tenho olhado o cinema nacional co outros olhos, assiti a produções como Zuzu Angel, Estamira, O redentor e etc. Eu fiquie mesmo encantado com todas essas obras, principalmente com Estamira. Quero ver Batimos de sangue e aquele filme com a Leandra Leal que fala sobre uma menina que vive no próprio mundinho.. e ela trem um blog tb, esqueci o nome do filme, rs.
Filmes como Se Eu Fosse Você não me interessam muito.

Bom blog, abraços!

O amor e etc. disse...

Ah, e sobre " Dao começo ao fim" no post abaixo.. eu estou morrrendo de vontade de assistir. Parece prometer esse filme!
Estou com dificuldades para seguir teu blog "/

Deni disse...

adorando alguns filmes do cinema nacional
tanto os "blockbusters' como os mais Infamosos*....to ansioso pra ver mulher invisivel por exemplo xD~
gostei mto do cheiro no ralo.
o ano em que meus pais sairam d férias...olga...
acho q em 5 anos o brasil consegue um oscar eim ..

tdo bm por ai ne??
aah meu Deus atualizei
o www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br
passa lá dps por favor ?
Abraço e ótima terça.
fds tá ai jah
kkkkkkk
[o capeta e planeta urgente plagiou minha idéia do força careca, malditos...processo? kkkkkk]